quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RELEMBRAR É VIVER: Com hattrick de Tucho, Galo massacra o Cruzeiro no estadual de 2004

Há exatos oito anos, no dia 29 de fevereiro de 2004, Atlético e Cruzeiro mediram forças em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro.

O clássico não tinha favorito, já que o Cruzeiro vinha de um ano com grandes conquistas e o glorioso liderava a classificação do campeonato estadual. No duelo, o Galo buscava uma vitória sobre o freguês, que já não acontecia há quase um ano, e o rival tentava se reabilitar no torneio após um empate sem gols com o Uberaba jogando em casa.

As boas atuações do atacante Alex Mineiro e do meia Tucho resultaram em uma goleada histórica do Atlético sobre o Cruzeiro. Os 60 mil torcedores presentes viram o alvinegro virar o jogo para cima do Cruzeiro com três gols de Tucho e dois de Alex Mineiro.

Ficha Técnica:

ATLÉTICO 5 X 3 Cruzeiro

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29/02/2004
Horário: 16h00
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves (MG)
Público: 59.999 pagantes
Renda: R$ 516.841,20
Gols: Guilherme (CRU), aos dez minutos, Alex Mineiro (CAM), aos 25 minutos, Tucho² (CAM) aos 31 e 37 minutos do primeiro tempo; Alex (CRU), aos cinco minutos, Guilherme (CRU), aos quinze minutos, Alex Mineiro (CAM) aos 31 minutos e Tucho (CAM), aos 45 minutos do segundo tempo.

Veja o vídeo com os gols da goleada do Galo sobre o rival:



Escrito por Marcelo Fuccio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Independência, a nova casa do GALO



Já está resolvido. O Galo vai jogar no Independência após as conclusões das obras no estádio. O Atlético é sócio comercial da Arena Independência e terá direito a 45% do lucro gerado com a exploração do estádio. O proprietário do estádio continua sendo o América e quem o administrará será a BWA, vencedora da licitação.

Atlético e América terão direito de jogar no Independência sempre que quiserem. Caso outro clube também queira jogar no estádio terá que pagar por isso e a divisão dessa receita fica dividida em 45% para o Galo, 45% para a BWA, 5% para o América e 5% para o governo do estado.

Na capital existem três times que disputam campeonatos oficiais: Atlético, América e Cruzeiro. Os dois primeiros sabem onde irão jogar (jogarão no Independência), mas o terceiro ainda não sabe. Com o Mineirão ainda em processo de revitalização, o único estádio, na capital, em condições para abrigar jogos oficiais é o Independência. Caso o Cruzeiro queira jogar noestádio terá que pagar uma taxa que será determinada pela BWA. E 45% do dinheiro que o rival terá que pagar, irá cair direto na conta do Atlético. Caso eles não entrem em acordo o estádio mais próximo da capital é a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Mas é aí que surge outro problema para os rivais. A Arena do Jacaré muito provavelmente será leiloada. O proprietário do estádio, o Democrata, já foi informado que terá seu estádio leiloado com a finalidade de quitar as dívidas do clube que estão na justiça. As dívidas ultrapassam 4 milhões de reais. O leilão tinha sido marcado para o dia 16/02/2012, mas a desembargadora Cláudia Maia, da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o suspendeu afirmando em seu despacho que “as informações prestadas no processo são complexas e merecem melhor análise”.

A justiça determinou que o estádio está avaliado em 19 milhões de reais e o Democrata solicitou uma reavaliação do terreno, por considerar que foi subavaliado.

Surgiram alguns interessados em adquirir o terreno que está localizado a Arena do Jacaré e não o estádio, ou seja, desejam o terreno para começar algum outro projeto do seu interesse. Em miudos a situação em caso de leilão da Arena do Jacaré pode ser essa:

MINEIRÃO: Estudos revelam que após as conclusões da obras para um clube não ter prejuízo em jogar no gigante da Pampulha terá que levar um público mínimo de 20 mil expectadores.

INDEPENDÊNCIA: Jogarão Atlético e América e se o Cruzeiro quiser jogar no estádio terá que pagar alguel.

ARENA DO JACARÉ: Caso se confirme o leilão e a empresa que o adquirir não quiser a Arena do Jacaré, o estádio poderá ser demolido.

Restará ao nosso rival se contentar com o novíssimo e "moderno" estádio Senador Zezé Perrella, em Nova Serrana.

O governo do estado gastou cerca de 16 milhões de reais na reforma do estádio, para que fosse possível abrigar jogos do Atlético, Cruzeiro e América, e em caso da venda do terreno poderá ser ressarcido de alguma maneira.

Enquanto isso a massa abraçará o Independência e ajudará cada vez mais o Galo como sempre fez. O presidente Alexandre Kalil comunicou a imprensa ontem que pretende ampliar a capacidade do Independência, atualmente para 25 mil pessoas, para poder acolher ainda mais atleticanos.

Enfim, temos uma bela casa, e quem não tem que jogue no "Perrellão".

Escrito por César Mayrinck

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Venda de ingressos para o clássico entre América e Atlético começará na quinta-feira



A diretoria do América, mandante do clássico de domingo contra o Atlético na Arena do Jacaré, definiu na tarde desta segunda-feira (27) em reunião na sede da Federação Mineira de Futebol, que os ingressos para o jogo entre os líderes da competição começarão a ser vendidos na quinta-feira. A partida, que é válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro terá início as 16h.
.
De acordo com o clube mandante, estarão disponíveis 8 mil ingressos para os torcedores do Atlético com valor único de R$ 30 reais. Os atleticanos terão acesso pelos portões 1 e 5 do estádio.

Confira datas, horários e locais da venda de ingressos:

QUINTA-FEIRA (1/3)

Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda

Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena Praça da Estação

SEXTA-FEIRA (2/3)

Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda

Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena Praça da Estação

SÁBADO (3/3)

Belo Horizonte
10h às 17h – Sede de Lourdes, Labareda

Sete Lagoas
10h às 17h – Posto Santa Helena Praça da Estação

DOMINGO (4/3)

Belo Horizonte
10h às 12h – Sede de Lourdes

Sete Lagoas
10h às 12h – Posto Santa Helena Praça da Estação
12h às 16h45 – Bilheteria A da Arena do Jacaré
14h às 16h45 – Bilheteria D da Arena do Jacaré

Observação: Não será permitido o acesso de torcedores com a camisa do Atlético pelo Hall Principal da Arena.

Escrito por Marcelo Fuccio

JOGOS QUE EU VI: 21/11/1999, data que a arrogância sucumbiu perante a humildade



"Vou ser o artilheiro do Brasileirão e ainda passarei o recorde de gols marcados em uma edição" disse Alex Alves, atacante do Cruzeiro, no final da primeira fase da competição. Ele só esqueceu que os dois próximos jogos seriam contra o Clube Atlético Mineiro.

O primeiro jogo das quartas de finais do Brasileirão terminou 4x2 para o Galo. Foi o primeiro "tapa na cara" que a equipe deu em seu rival. Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro na época, considerou o resultado como inacreditável mas acreditava que foi apenas um pequeno empecilho no percurso rumo ao título. Julgava sua equipe melhor pois terminou com melhor campanha na primeira fase, pagava salários mais altos para seus atletas, tinha patrocínio e o time dele não treinava em "pasto" (considerava que os jogadores do Atlético não tinham condições nem para treinar).

A semana que antecedeu o segundo jogo das quartas de finais foi tensa para o Cruzeiro e motivadora para os guerreiros atleticanos. A confiança era alta e todos acreditavam que poderiam vencer também o segundo jogo, evitando assim um terceiro confronto entre as equipes.

Chegou o grande dia...

A Massa foi cedo para o estádio e, como sempre, foi a maioria no gigante da pampulha. A torcida estava empolgada, cantava sem parar, o hino do Glorioso ecoou por toda a cidade.

O Galo foi a campo com Velloso; Bruno, Gélson Baresi, Claudio Caçapa, Ronildo; Valdir Benedito, Gallo, Belletti, Robert; Marques e Guilherme. Durante a partida ainda entraram o Marcão, Adriano e Lincoln.

O jogo começou e a equipe alvinegra tentou conter, inicialmente, as investidas adversárias para explorar os contra ataques. Mas aos 34 minutos Ricardinho fez 1x0 para os rivais. A equipe alvinegra não se abateu e 3 minutos depois Guilherme empatou o confronto. E assim terminou o primeiro tempo de jogo. Os primeiros 45 minutos de partida foram muito truncados e com muitas faltas.

Começou o segundo tempo e logo aos 3 minutos a torcida do Galo tomou um susto com o gol do rival. Müller desempatou o jogo e se terminasse com esse placar, teríamos um terceiro jogo. O tempo foi passando e o técnico Humberto Ramos teve coragem e foi para o tudo ou nada, estava decidido em conseguir a classificação naquele dia. Substituiu o volante Belletti pelo meia Adriano. Deu certo. Aos 29 minutos em uma jogada rápida Marques foi à linha de fundo, cruzou para trás e CAIXA: Adriano que acabara de entrar empatava o confronto, aos 29 minutos. Com o empate o GALO não evitava ter que enfrentar novamente o rival no terceiro jogo, mas poderia até perder por um gol o último jogo que mesmo assim se classificaria.

Como dito anteriormente, o Galo queria vencer, não queria ter que jogar novamente contra o seu rival. E assim foi feito. Falta para o GALO na direita, Bruno levantou na area, André saiu catando borbeleta (e deve estar tentando achar uma até hoje) e Guilherme de peito mandou para dentro, aos 34 minutos. Alegria tomou conta da maior torcida de Minas, euforia total no Mineirão. O rival tentou no desespero (eles estavam descontrolados) empatar mas nada conseguiram.

Quando o árbitro, Oscar Roberto de Godoi, apitou o final do jogo o gigante da pampulha tremeu. O caixão do rival estava fechado, velado e sepultado. No final do jogo alguns jogadores do Atlético falaram:

"É para muita gente calar a boca" disse o artilheiro Guilherme.

"Eliminamos um time arrogante como o Cruzeiro, que sempre nos menosprezou, mas está aí o resultado" disse o capitão Gallo.

"O Cruzeiro estava de salto alto, pelo momento que vivia e pelos jogadores que tinha. O Levir reclamou, após a primeira fase, que havia perdido a vantagem por ter se classificado em segundo lugar, já que os dois jogos seriam no Mineirão. Essa declaração deu moral ao Atlético. Pensamos: 'Eles estão temerosos, estão nos respeitando. Se ele está falando isso, é porque temos qualidade'. Conseguimos a classificação na raça", Robert.

E 21 de novembro de 1999 foi um dia inesquecível para qualquer atleticano. Relembre!



Ah, antes que eu me esqueça...

Lembram do que o Alex Alves disse? Pois é, ele não conseguiu... O artilheiro do Brasileirão foi o Guilherme do Galo com 28 gols marcados.

Ficha Técnica

CRUZEIRO 2 x 3 ATLÉTICO-MG

Cruzeiro: André, Gustavo, Marcelo Djian, Cris e André Luís; Donizete Oliveira, Ricardinho (Donizete Amorim), Valdo e Paulo Isidoro (Geovanni); Alex Alves (Marcelo Ramos) e Müller.
Téc: Levir Culpi

Atlético: Velloso, Bruno, Gélson, Cláudio Caçapa e Ronildo (Marcão); Valdir Benedito, Gallo, Beletti (Adriano) e Robert (Lincoln); Guilherme e Marques.
Téc: Humberto Ramos

Gols: Ricardinho, aos 34, e Guilherme, aos 37 minutos do primeiro tempo; Müller, aos três, Adriano, aos 29, e Guilherme, aos 34 minutos do segundo tempo.

Estádio: Mineirão.
Data: 21/11/1999.
Árbitro: Oscar Roberto Godoi.
Público: 64.125.

Escrito por César Mayrinck

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Matías Fernández, o novo alvo do Galo!



Segundo o jornal esportivo português Record, o meia argentino naturalizado chileno Matías Ariel Fernández estaria na mira do GALO. Atualmente no Sporting de Lisboa o jogador é considerado pelo treinador Sá Pinto peça importante no elenco do clube português.

O procurador do jogador, Alessandro Santi-Esteban, disse que Matías está focado no clube português e tentará ajudar os lagartos na conquista do inédito título da Liga Europa, mas admite que no fim da temporada europeia o jogador poderá respirar novos ares.

Especula-se que o Galo teria ajuda do seu patrocinador master, BMG, para poder contar com o jogador. O contrato do atleta com o Sporting vai até 07/2013 e tem uma clausula de rescisão de 25 milhões de euros.

O jogador seria a grande esperança da diretoria de resolver, em definitivo, o problema da camisa 10. A torcida alvinegra também compartilha dessa esperança e espera, caso o negócio se concretize, que dessa vez venha realmente um gringo "nota 10". Após grandes decepções com os argentinos Prieto e Faro, a MASSA espera que dessa vez tudo dê certo.

A confiança entre diretoria e torcedores é alta pois o jogador sempre mostrou um futebol de qualidade em todos os clubes que atuou e também na seleção chilena, bem diferente dos outros dois argentinos citados, que tiveram mais baixos do que altos durante a carreira.

Escrito por César Augusto